Rádio Câmara

Trilha da Meia-Noite

O swing de Djavan nas canções de “Vesúvio”

16/12/2018 -

  • O swing de Djavan nas canções de “Vesúvio” (bloco 1)

  • Uma boa mistura de Gil e Djavan (bloco 2)

  • A variedade rítmica de Gilberto Gil (bloco 3)

Dois lançamentos que marcaram a música brasileira em 2018 foram os álbuns de canções inéditas de Gilberto Gil e Djavan. O primeiro mostrou nas composições sua conhecida versatilidade rítmica, em temas que vão do choro ao reggae, passando por doses de experimentalismo tropical. Já nas letras, “OK OK OK” traz várias referências à condição precária da saúde de Gilberto Gil, mas também trata de crítica social, comportamento humano e evolução tecnológica.

Por sua vez, “Vesúvio” tem a cara de Djavan do começo ao fim. É um disco essencialmente pop, mas com muita sofisticação nas harmonias e melodias. As letras ainda falam de amores e flores, mas há duas faixas em que Djavan arrisca uma crítica ao comportamento humano. Na nossa trilha da meia-noite, vamos ouvir algumas faixas que nos fazem compreender a essência desses dois trabalhos. Venha viajar com a gente pelo universo dos sons!

A primeira estação da Trilha é dedicada exclusivamente às canções do álbum “Vesúvio”. Destaque para “Solitude”, uma música que traz um certo tom de crítica ao comportamento humano, o que não é tão comum na obra de Djavan.

Na segunda estação, uma mescla de canções dos dois álbuns. Destaque para dois duetos: de Gilberto Gil com João Donato, na faixa “Uma Coisa Bonitinha”; e de Djavan com o cantor uruguaio Jorge Drexler, na canção “Esplendor”.

A terceira estação da nossa Trilha é inteiramente dedicada ao embaixador da Bahia! Destaque para a faixa título, “OK OK OK”, e para o reggae “Pela Internet 2”, uma espécie de atualização da letra de “Pela Internet”, canção lançada por Gilberto Gil nos anos 90.

Para enviar críticas e sugestões para o programa, mande um e-mail para: radio@camara.leg.br, ou use o nosso WhatsApp: (61) 99978-9080.

Seleção Musical e Apresentação - Edson Junior

Programa traz raridades de nomes consagrados e artistas inovadores, remixes, trilhas sonoras e música eletrônica.

Domingo e sábado, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE