Rádio Câmara

Trilha da Meia-Noite

Donna Summer, Aretha Franklin e Amy Winehouse

29/07/2018 -

  • Donna Summer, Aretha Franklin e Amy Winehouse (bloco 1)

  • Donna Summer, Aretha Franklin e Amy Winehouse (bloco 2)

  • Donna Summer, Aretha Franklin e Amy Winehouse (bloco 3)

Nossa viagem pelo universo dos sons nesta semana traz o som de três grandes cantoras da soul music: duas delas negras norte-americanas; a outra, branca, inglesa e de uma tradicional família judia. Quer ouvir e saber mais? Venha com a gente percorrer a Trilha da Meia-Noite!

Nossa primeira estação é dedicada à rainha da disco music! Foi nesse estilo, que dominou as pistas de dança na segunda metade da década de 70, que Donna Summer alcançou o estrelato na música pop contemporânea. Em 1979, a canção “Bad Girls” foi primeiro lugar por várias semanas na parada americana e fechou o ano como primeiro lugar no Top 100 da revista Billboard. Vamos conferir quatro clássicos das pistas na voz de Donna Summer!

Na segunda estação da Trilha, a voz inconfundível de Aretha Franklin! Sua carreira começou no gospel, cantando em igrejas e eventos voltados para o público evangélico. Mesmo com o sucesso fora do meio religioso, a cantora nunca abandonou sua ligação com o estilo musical que a consagrou. Sua música gira em torno de três temas principais: a fé, o amor e as questões sociais, especialmente as de gênero. Vamos destacar quatro canções gravadas entre os anos de 1980 e 1994, que mostram a veia pop de Aretha Franklin!

Na nossa terceira estação, um fenômeno que passou como um furacão pela história da música, mas que deixou uma contribuição indiscutível: Amy Winehouse. Apaixonada pelas grandes damas da música dos anos 50 e 60, a cantora britânica regravou grandes sucessos da época e também reproduziu esse estilo nas suas composições e no seu visual. Amy lançou apenas dois álbuns em vida e um terceiro, intitulado “Lioness, Hidden Treasures”, foi lançado três meses após sua morte. Esse álbum é composto por gravações que a cantora deixou quando estava preparando seus dois álbuns anteriores e que acabaram ficando de fora desses lançamentos. A produção coube aos dois parceiros da cantora nos discos anteriores: Salaam Remi, que produziu o álbum “Frank”, de 2003, e Mark Ronson, produtor de “Back To Black”, de 2007. Vamos conferir cinco faixas do álbum póstumo de Amy Winehouse, com destaque para a belíssima versão de “The Girl From Ipanema”, versão em inglês para o clássico “Garota de Ipanema”, de Tom e Vinícius.

Para enviar críticas e sugestões para o programa, mande um e-mail para: radio@camara.leg.br, ou use o nosso WhatsApp: (61) 99978-9080.

Seleção musical e apresentação - Edson Junior

Programa traz raridades de nomes consagrados e artistas inovadores, remixes, trilhas sonoras e música eletrônica.

Domingo e sábado, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE