Rádio Câmara

Trilha da Meia-Noite

A genialidade dos compositores brasileiros que encanta músicos mundo afora

15/04/2018 -

  • A genialidade dos compositores brasileiros que encanta músicos mundo afora (bloco 1)

  • A genialidade dos compositores brasileiros que encanta músicos mundo afora (bloco 2)

  • A genialidade dos compositores brasileiros que encanta músicos mundo afora (bloco 3)

A genialidade dos compositores brasileiros sempre encantou os músicos mundo afora, especialmente a turma do jazz. E um dos trabalhos mais interessantes com estrangeiros tocando a boa música brasileira é o álbum “Brasil”, do grupo vocal de jazz/pop Manhattan Transfer. O disco, lançado em 1987, traz canções de compositores brasileiros em versões fonéticas, ou seja, usando palavras em inglês que se aproximam do som das palavras da letra original em português, sem a preocupação de dar o mesmo sentido. O trabalho homenageia compositores como Ivan Lins e Milton Nascimento, mas traz um destaque especial para a obra de Djavan.

Na primeira estação da Trilha da Meia-Noite deste fim de semana, você ouve três das quatro canções de Djavan que fazem parte do álbum “Brasil”, com os belíssimos arranjos vocais e as letras no mínimo curiosas do Manhattan Transfer.

Na segunda estação da Trilha, teremos a companhia de outro gênio da nossa música: Ivan Lins. No álbum intitulado “Juntos”, produzido pelo maestro e pianista Gilson Peranzzetta e lançado em 1984, o cantor se junta a outros nomes da música nacional e internacional, interpretando algumas de suas composições, com novos arranjos. Entre os convidados: Erasmo Carlos, MPB4, Djavan e a cantora de jazz norte-americana Patti Austin.

Na terceira e derradeira estação da Trilha da Meia-Noite, você confere a estreia do quadro “Na Ponta da Agulha”, que vai trazer de volta o velho chiado dos discos de vinil, com áudios capturados diretamente dos bolachões, mantendo todas as características do som original. E para estrear em grande estilo, vamos apresentar quatro faixas do LP “Raça Humana”, de Gilberto Gil, lançado em 1984. Destaque para “Vamos Fugir”, que teve toda a parte instrumental gravada na Jamaica, pela banda que acompanhava o cantor de reggae Bob Marley.

Portanto, venha viajar com a gente pelo universo dos sons na Trilha da Meia-Noite! Na Rádio Câmara, nas madrugadas de sábado para domingo, da 0h à 1h. Reapresentação no fim de semana seguinte, de sexta para sábado, no mesmo horário.

Para enviar críticas e sugestões para o programa, mande um e-mail para: radio@camara.leg.br, ou use o nosso WhatsApp: (61) 99978-9080.

Seleção Musical e Apresentação - Edson Junior

Programa traz raridades de nomes consagrados e artistas inovadores, remixes, trilhas sonoras e música eletrônica.

Domingo e sábado, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE