Rádio Câmara

Samba da Minha Terra

Praça 11, Berço do Samba

17/02/2019 -

  • Praça 11, Berço do Samba (bloco 1)

  • Praça 11, Berço do Samba (bloco 2)

divulgação
Praça 11 de Junho - Rio de Janeiro - anos 50
Rio de Janeiro, anos 1950

Nesta edição, o programa cultua o terreiro de Tia Ciata, o histórico samba “Pelo telefone”, os primeiros desfiles carnavalescos oficiais e as memoráveis rodas de bambas que tiveram como palco a Praça 11, no centro do Rio de Janeiro.

Essa praça está diretamente ligada às origens do ritmo mais popular do país. Foi aberta no fim do século 19, logo depois do surgimento da primeira favela do Brasil, o atual Morro da Providência. Foi lá que negros baianos e cariocas ajustaram os batuques e incorporaram poesia ao samba.

A Praça 11 também foi o palco do desfile da primeira escola de samba, a Deixa Falar, em 1929, espalhando a semente que germinaria na Mangueira, Portela, Salgueiro... e nas passarelas do samba pelo país afora. Confira a história musicada do carnaval e do samba sob a batuta de mestres do ritmo.

Apresentação e Pesquisa - José Carlos Oliveira

Acompanhe a riqueza poética e melódica do ritmo mais popular do Brasil. Quadros especiais destacam as letras mais requintadas, inovadoras ou significativas, as entrevistas históricas e os espaços dedicados ao samba em todo o país.

Domingo, às 12h, e quinta, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE