Rádio Câmara

Salão Verde

O gigante Tapajós ameaçado pelo garimpo

07/05/2019 -

  • O gigante Tapajós ameaçado pelo garimpo

Reprodução
Salão Verde, 07/05/2019 - Garimpo Chapéu do Sol, na região do Tapajós, no Pará
Garimpo Chapéu do Sol

Os dados foram apresentados por pesquisadores do Ministério da Saúde e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Representantes da Polícia Federal e da Agência Nacional de Mineração admitiram a gravidade do problema. Além do meio ambiente, a saúde humana também sofre os impactos negativos da contaminação.

Com quase 2 mil quilômetros de extensão, o rio Tapajós surge na tríplice divisa de Pará, Amazonas e Mato Grosso; tem rica biodiversidade; abriga inúmeras comunidades ribeirinhas, sobretudo indígenas; e possui “pérolas” do turismo regional, como Alter do Chão, em Santarém (PA).

Participe! Envie suas críticas, comentários e sugestões pelo Disque-Câmara (0800 619 619), pelo e-mail radio@camara.leg.brou pelo WhatsApp (61) 99978-9080.

Apresentação - Mônica Montenegro e José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.