17/10/2017 20h45

Importância das abelhas

Segundo a FAO, as abelhas são responsáveis por mais de 70% da polinização das plantas no mundo todo. Mas o equilíbrio ambiental pode estar ameaçado por uma desordem de colapso das abelhas

Cristiano Menezes
Programa Salão Verde, 17/10/2017 – Abelhas

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), as abelhas são responsáveis por mais de 70% da polinização das plantas no mundo todo. Por isso, é enorme a importância das abelhas para a produção de alimentos e para a biodiversidade.

Mas existe um problema ambiental chamado Desordem de Colapso das Abelhas. As causas do fenômeno ainda estão sendo pesquisadas, mas o aquecimento global e a contaminação por agrotóxicos são as mais prováveis.

Então, um desafio se impõe a produtores rurais e ambientalistas no Brasil: como utilizar agrotóxicos em determinadas culturas sem provocar a morte das abelhas?

Participam desta edição o deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES); o professor da Unesp Osmar Malaspina; o apicultor Wilson Gussoni; e o procurador Daniel Martini, do MP-RS.

Para participar do Salão Verde você pode ligar para o Disque-Câmara, 0800 619 619, ou entrar em contato pelo e-mail radio@camara.leg.br.

Apresentação - Cynthia Sims
Produção - Lucélia Cristina
Trabalhos Técnicos - Indalécio Wanderley e Heverson Gonçalves