11/07/2016 12h00

Agroecologia

Esta edição do Salão Verde discute como anda o mercado de alimentos orgânicos no Brasil

Nos anos 60 surgiu a chamada Revolução Verde – um pacote tecnológico na agricultura que inclui a modificação de sementes em laboratório e a utilização de agrotóxicos, fertilizantes e máquinas para aumentar o volume de produção. O problema com a Revolução Verde é que grandes extensões de terra são usadas para plantar uma só variedade – as monoculturas. Hoje em dia, esse modelo de produção de alimentos é conhecido como a agricultura convencional.

A agroecologia surgiu como alternativa para enfrentar os problemas gerados pelas monoculturas, que alteram as condições ambientais e são responsáveis pela diminuição da biodiversidade dos sistemas naturais. Assim, a agroecologia pode ser definida como a aplicação dos princípios ecológicos para o desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis.

O Salão Verde discute como anda o mercado de alimentos orgânicos no Brasil. Os convidados são o coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, e o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), presidente da Frente Parlamentar da Agroecologia.

Para participar do programa, entre em contato pelo Disque Câmara, 0800 619 619, ou pelo e-mail radio@camara.leg.br

Apresentação – Cynthia Sims