04/07/2016 10h00 - Atualizado em 04/07/2016 10h00

Nesta semana, Câmara realiza seminário sobre a primeira infância

O evento pretende reunir parlamentares com especialistas do Brasil e do exterior para debater uma melhor aplicação da lei que garante os direitos das crianças

De terça a quinta-feira, os direitos dos brasileirinhos com até seis anos estarão em foco no Congresso Nacional, durante o IV Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância. O evento vai reunir especialistas do Brasil e do exterior, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e de governos, além de parlamentares. A ideia é que todos colaborem para uma melhor aplicação dessa lei específica sobre garantia dos direitos das crianças, que entrou em vigor no mês de março (Lei 13.257/2016).

A deputada Gorete Pereira, do PR cearense, é uma das que vão participar do seminário. Ela destaca que a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento cerebral, período em que se desenvolve toda a base para aprendizado e relacionamento. Ou seja, a forma como a criança é estimulada e educada pode se refletir por toda a vida dela. Por isso, a parlamentar defende que o Governo Federal invista mais nessa fase.

"O Brasil gasta muito mais com as universidades federais do que com o trabalho básico de primeira infância, porque a primeira infância fica com as prefeituras. As prefeituras não têm condição de fazer com que esse trabalho seja um trabalho de importância. A gente está tentando fazer uma inversão."

Os debates do IV Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância vão ser realizados em auditórios da Câmara e do Senado. A participação é gratuita.

Reportagem - Ginny Morais