09/10/2015 19:24 - Educação
Radioagência
Deputados concluem que ensino da Literatura na educação básica precisa mudar
Em audiência pública na qual se discutiu a situação da leitura e do ensino de Literatura na educação básica, a Comissão de Educação concluiu que o método de ensino da disciplina precisa ser reformulado. Para acadêmicos e parlamentares, as diretrizes dos vestibulares e, principalmente, do ENEM, limitam e prejudicam o modo de abordagem da Literatura no Ensino Médio. Eles consideraram que o que há hoje é um acúmulo de teorias.
Utilizada como panorama na audiência, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2012 pelo Instituto Pró-Livro junto ao Ibope Inteligência, indicou que 44% dos brasileiros apresentam dificuldades na compreensão da leitura, o que caracteriza um índice relevante de analfabetismo funcional. Requerente da reunião, a deputada Maria do Rosário (PT/RS) considera que todo o processo cultural e de aprendizagem está associado ao livro, à leitura e à Literatura. Para a deputada, esses são fatores que influenciam na formação de identidade e na produção de conhecimento.
"Talvez alguns pensem que nós tenhamos alguns sentidos físicos e ler possa significar nessa visão mais ampla, um sentido diferenciado. Uma outra forma de olhar, de perceber, de conhecer e de posicionar-se diante do mundo. A leitura, portanto, é um mundo e quem, tristemente ainda nos nossos dias, não tem acesso a ela como direito básico ou não ultrapassa a condição do analfabetismo mais básico ou funcional, certamente tem seus direitos democráticos e de cidadania negados".
O imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, defende que esse panorama só mudará quando houver esforços conjuntos para que se trabalhe uma política nacional de educação, e quando a Literatura passar a ser valorizada pelo ENEM. Para ele, o Ensino Médio não estimula o jovem estudante a pensar e necessita passar por uma revolução, começando por mudanças na cultura de leitura e na estrutura de ensino da disciplina.
"A metodologia do ensino tradicional da Literatura como disciplina no Ensino Médio ainda se foca na periodização literária, no acúmulo de teorias. Textos contemporâneos, mais próximos da realidade dos alunos, romperiam o bloqueio inicial que se cria ao apresentar a Literatura ao estudante. Fazendo um caminho contrário, partindo do mais contemporâneo, o professor poderia vir a conquistar o aluno e após certa maturidade de leitura, este teria bagagem para ler uma obra clássica, compreender, apreciar ou renegar, mas já com argumentos sólidos para isso".
A Comissão de Educação pretende fazer outras reuniões com entidades acadêmicas e governamentais para discutir o ENEM e os desdobramentos dele nos métodos de ensino, de forma a realizar um trabalho mais próximo ao MEC.