Rádio Câmara

Papo de Futuro

Brasil, mostra a sua Internet! (interprograma)

12/01/2016 - 11h45

  • Brasil, mostra a sua Internet! (interprograma)

Olá! Todo mundo já deve ter ouvido falar que vivemos hoje em um mundo conectado. Estamos todos na Internet. Mas a organização mundial que cuida das telecomunicações, UIT, diz que não. A maioria da população do planeta está fora da rede virtual.

No Brasil, as estatísticas demonstram o contrário. Poucos entraram na era do mouse. A posição do Brasil é a de número 70, ou ainda pior, entre os países que mais acessam a Internet. Uma massa enorme desses “sem-rede”, portanto, são brasileiros como nós. Ganham menos e vivem fora das cidades. E muitas vezes nem é problema de preço. Mas de oferta. É como se não tivesse uma padaria na esquina. Não tem rede de comunicação. E nunca terá, se o governo não fizer o que a gente chama de regulação. Ou seja, onde o mercado não resolve, o governo tem que resolver. Não dá para colocar uma padaria no meio de um igarapé, mas a Internet vai ter que chegar lá. Via satélite, que seja.

Quem vê as estatísticas no Brasil acha que estou mentindo. Oficialmente, temos mais de 170 milhões de pessoas conectadas à banda larga, principalmente à internet móvel. Hoje, o que as pessoas mais precisam é de educação, emprego e desenvolvimento, tudo que a Internet traz de bom.

Esse é o Papo de Futuro e eu sou a Beth Veloso. Dúvidas e sugestões sobre tecnologia no mundo de hoje, escreva para beth.veloso1@gmail.com

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h