Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputados analisam a primeira reunião que debateu o relatório da reforma da Previdência

19/06/2019 - 09h40

  • Deputados analisam a primeira reunião que debateu o relatório da reforma da Previdência (bloco 1)

  • Deputados analisam a primeira reunião que debateu o relatório da reforma da Previdência (bloco 2)

Os deputados Carlos Veras, do PT de Pernambuco, e Paulo Ganime, do Novo do Rio de Janeiro. Eles repercutiram no Painel Eletrônico a primeira reunião que debateu o relatório do deputado Samuel Moreira, do PSDB paulista, que trata da proposta de reforma da Previdência.

Na entrevista, o deputado Carlos Veras criticou o relatório que, segundo ele, ainda precisa ter mudanças, e garantiu que a oposição votará contra o relatório que continua muito duro com os trabalhadores da iniciativa privada e trabalhadores rurais que ganham até R$ 2 mil. Segundo ele, não há como retirar os direitos dos trabalhadores nem deixar de incluir os guardas municipais e outras categorias como vigilantes e eletricitários que serão prejudicados.

Já para o deputado Paulo Ganime, não dá para corrigir distorções de carreira na reforma da Previdência. Ele acha que a reforma ideal deveria tratar todos iguais com a mesma idade para aposentadoria, o mesmo tempo de contribuição, o mesmo cálculo para os benefícios, e o mesmo teto para todos. Segundo ele, distorções devem ser tratados em planos de carreira específicos, fora da Previdência. O deputado Paulo Ganime também defende a capitalização, mas concorda em votá-la após a aprovação da Reforma e a inclusão de estados e municípios.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo