03/06/2019 09h30

Regulamentação de bicicletas e patinetes elétricos é discutido na Câmara

Gonzaga Patriota é autor de uma proposta que disciplina o uso desses meios de transporte; Ele cita como exemplo, a atitude da cidade de São Paulo, que definiu regras para o usuário e para as empresas que alugam patinetes e bicicletas

O deputado Gonzaga Patriota, do PSB de Pernambuco, é autor de um dos projetos que que está sendo analisado, na Câmara, para disciplinar o transporte de bicicletas motorizadas e patinetes elétricos nas ruas do país. O tema será debatido em audiência pública conjunta, amanhã, na Câmara.

Em entrevista ao Painel Eletrônico, o parlamento afirma que é preciso disciplinar o uso dos patinetes atendendo regras de segurança específicas, mas sem ferir a lei de trânsito existente. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito os patinetes devem andar somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclofaixas e não nas ruas, como regulamentou a prefeitura de São Paulo. Para o deputado, é preciso incentivar outros meios de transporte para reduzir o número de carros nas ruas, principalmente das grandes cidades.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche