Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputada lamenta cortes para tratamento do câncer e cobra implementação do Plano Nacional de Combate à doença

23/05/2019 - 11h27

  • Deputada lamenta cortes para tratamento do câncer e cobra implementação do Plano Nacional de Combate à doença

A deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) pediu a realização de audiência pública na Comissão de Seguridade Social para avaliar a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Em entrevista ao Painel Eletrônico, a deputada lamentou os cortes para o tratamento do câncer, pois, sem recursos, não há condições de tratar a doença.

Tereza Nelma destacou que o câncer continua progredindo de maneira alarmante no mundo. Só no ano passado foram registrados 18,1 milhões de novos casos. A doença é a segunda principal causa de morte no mundo e, em 2018, foi responsável pela morte de 9,6 milhões de pessoas.

A parlamentar atribui esses índices alarmantes à falta de recursos não só para conseguir diagnosticar a doença como também para tratá-la em tempo hábil, no Brasil.

Como paciente oncológica, a deputada Tereza Nelma avalia ser necessário que o governo coloque em prática o Plano Nacional de Combate ao Câncer e estabeleça um cronograma para a distribuição de mamógrafos nos hospitais que atendem pelo SUS.

Tereza Nelma afirma, ainda, que pedirá ao Tribunal de Contas da União que vote o relatório da auditoria feita pelo órgão sobre a situação do tratamento de câncer no país.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo