09/05/2019 11h31

Audiência pública discute medidas efetivas para a prevenção do suicídio no Brasil

De 2003 a 2013, o país registrou aumento de 10% nos casos de suicídio entre crianças e adolescentes de 9 a 19 anos. Ouça a entrevista do deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC) sobre o assunto

Cresce o número de casos de crianças e adolescentes que cometem automutilação e suicídio no Brasil. De 2003 a 2013, o país registrou aumento de 10% nos casos de suicídio entre crianças e adolescentes de 9 a 19 anos.

Para discutir medidas efetivas para a prevenção do suicídio nessa faixa etária, a Câmara realiza audiência pública nesta quinta-feira. E para comentar o tema, o Painel Eletrônico convidou o deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC), autor do requerimento que pediu o debate.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao longo das décadas de 1980 até 2012, o acumulado de registro de suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos chega a 62,5%.

Para o deputado Rodrigo Coelho, faltam políticas públicas para a prevenção e tratamento da depressão, doença psiquiátrica crônica, que precisa de tratamento precoce e eficaz. O parlamentar reconhece que o Brasil não possui tratamento da doença pelo SUS e que é preciso discutir a volta dos leitos psiquiátricos, que foram desativados nos hospitais públicos.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche