25/04/2019 10h29

Instalada CPI para investigar causas e responsáveis pelo rompimento da barragem de Brumadinho

Em entrevista ao Painel Eletrônico, o deputado André Janones (Avante-MG) comentou detalhes da atuação do colegiado

Foi instalada na Câmara a CPI de Brumadinho. A comissão parlamentar de inquérito vai investigar as causas e os responsáveis pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, na região metropolitana de Belo Horizonte e que deixou 228 mortos e outras 49 pessoas desaparecidas.

A comissão vai ser composta por 43 integrantes, que vão mergulhar no cenário daquele 25 de janeiro, deste ano, quando a barragem de rejeitos de mineração se rompeu.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o deputado André Janones (Avante-MG), que integra o colegiado investigativo.

Na entrevista, o deputado garantiu que a CPI não vai ser um teatro e que vai se debruçar em três focos: a reparação das famílias vítimas da tragédia; a recuperação dos danos ambientais para que a atual política nacional de segurança de barragens seja cumprida, tendo, obrigatoriamente, um plano de ação de emergência – hoje cumprida apenas por 25% das barragens do país –; e o incremento econômico da região atingido pela tragédia.

Segundo o deputado André Janones, caso a CPI conclua que houve dolo dos executivos e agentes públicos, os responsáveis pelas condições da barragem da Vale serão punidos por atos omissivos e comissivos.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche