17/04/2019 09h54

Deputados comentam expectativas para votação da Reforma da Previdência - Bloco 1

Hiran Gonçalves (PP-RR) e Gilson Marques (Novo-SC) falaram sobre o assunto em participação no Painel Eletrônico. Ouça a íntegra das entrevistas em dois blocos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados encerrou, nesta terça-feira (16), a fase de discussão da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência (PEC 6/19). Foram mais de 12 horas de debates. Ao todo, falaram 55 deputados contrários à reforma, 19 favoráveis e 14 líderes partidários.

Agora, os deputados poderão passar à votação do parecer do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), que recomenda a aprovação do texto enviado pelo Poder Executivo. A votação está marcada para esta quarta-feira (17), a partir das 10h da manhã.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou os deputados Hiran Gonçalves (PP-RR) e Gilson Marques (Novo-SC), ambos integrantes da CCJ.

Para o deputado Hiran Gonçalves, dificilmente a admissibilidade será votada hoje, por falta de quórum, mas acredita que ela será aprovada na próxima semana. O parlamentar lamentou que o governo esteja articulando mal com os parlamentares, deixando o presidente da CCJ vulnerável e fragilizado na condução dos trabalhos. Ele acredita que a proposta do governo vai sofrer modificações, principalmente no benefício de prestação continuada e na contribuição do trabalhador rural.

Já para o deputado Gilson Marques, a admissibilidade da proposta de reforma da Previdência deveria ser aprovada ainda hoje, pois ele considera inadmissível que os deputados não compareçam para trabalhar. Ele lamentou, ainda, o desconhecimento da maioria dos parlamentares, que prejudicam as discussões. O deputado afirma que a proposta da reforma do sistema previdenciário é constitucional, porque não retira nenhum direito da aposentadoria, apenas estipula novos parâmetros e regula o direito do brasileiro se aposentar.

Ouça a íntegra das entrevistas em dois blocos.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche