29/03/2019 10h05

Projeto cria Política de Prevenção e Combate ao Suicídio, cuja taxa no Brasil vem aumentando 10% ao ano

Sérgio Vidigal (PDT-ES) é autor do projeto e falou sobre o assunto em entrevista ao Painel Eletrônico

O Painel Eletrônico entrevistou o deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES). O parlamentar é autor do projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça que cria a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Suicídio e de Valorização da Vida.

Segundo Sérgio Vidigal, o objetivo do projeto é reduzir o número de suicídios no país, cuja taxa vem aumentando em 10% ao ano. O Brasil já é 8º país em número de pessoas que tiram a própria vida. São 32 suicídios registrados por dia. Na opinião do deputado, o projeto vai facilitar o tratamento, a medicação e a prevenção.

Sérgio Vidigal defende uma melhor capacitação dos profissionais de saúde e a presença de psiquiatras nos CAPs, Centros de Atendimento Psicossocial. O deputado defende, ainda, o treinamento de professores para que possam detectar, nos alunos, doenças como TDH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade), entre outras patologias mentais.

O projeto vai ser votado em regime de urgência pelo Plenário da Câmara e o deputado está otimista em relação à aprovação.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche