25/03/2019 10h25 - Atualizado em 25/03/2019 11h13

Projeto de lei acaba com o horário de verão no Brasil

Ouça a entrevista do autor da proposta, deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS)

O horário de verão acabou, mas já volta em outubro. E, com ele, a polêmica sobre os benefícios dos relógios serem adiantados, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Afinal, a medida traz economia para o cidadão e para a administração, em todos os níveis? E quanto à saúde das pessoas?

O deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS) apresentou projeto para acabar com o horário diferenciado. O parlamentar é cardiologista e, em entrevista ao Painel Eletrônico, comentou as razões para acabar com o horário de verão no País.

Segundo o deputado, o horário de verão causa sérios prejuízos à saúde da população, que necessita da luminosidade, além de ser submetida a uma situação de stress, já que o levantar ainda no escuro libera uma quantidade maior de adrenalina, o que faz mal ao sono, que não é devidamente reposto. Por isso, segundo o parlamentar, a economia de energia não compensa os prejuízos causados ao ser humano. Dr. Luiz Ovando defende um debate científico sobre o horário de verão e acredita que sua proposta de acabar com o horário diferenciado não terá dificuldade para ser aprovada.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche