12/03/2019 11h03

Projeto estabelece obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia em UTIs

Pesquisas mostram que a falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de infecções em pacientes internados. Ouça a entrevista da deputada Kátia Sastre (PR-SP) sobre o assunto

Câmara analisa projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas unidades de terapia intensiva (UTIs).

Pesquisas e artigos científicos mostram que a falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de infecções em pacientes internados, o que pode provocar o aparecimento de doenças respiratórias, como a pneumonia, doença responsável por 30% das mortes nas UTIs.

Para falar sobre os benefícios e o impacto dessa medida na saúde dos pacientes, o Painel Eletrônico convidou a autora da proposta, deputada Policial Kátia Sastre (PR-SP). Segundo ela, os pacientes internados nas UTIs tornam-se mais vulneráveis a infecções hospitalares, devido à condição clínica e à submissão diária a uma bateria de procedimentos invasivos.

"O cuidado especial na higiene bucal desses pacientes pode poupar a vida de muita gente; e, como policial, sempre defendi vidas", disse a deputada.

Também é de autoria da deputada Policial Kátia Sastre proposta que permite o uso de armas pelas guardas municipais e a possibilidade do uso, pelos policiais militares, de armamentos apreendidos nas mãos de criminosos.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche