19/02/2019 09h01

Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões por ano com desperdício de resíduos sólidos

Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem será relançada nesta terça-feira com a promessa de lutar pelo melhor aproveitamento do potencial econômico do lixo

O Brasil produz quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por anos. Esse lixo ocupa uma área equivalente a 206 estádios do Morumbi, em São Paulo, que tem uma área superior a 154 mil metros quadrados, e capacidade para 67 mil pessoas.

Apesar dos números alarmantes, somente 3% de todo o lixo produzido no país é reciclado. Com isso, segundo dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões por ano, com os resíduos sólidos que são desperdiçados nas cidades brasileiras.

Lutar pelo melhor aproveitamento desse potencial econômico está entre os principais objetivos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, que vai ser relançada nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados.

Em entrevista ao Painel Eletrônico, o coordenador do grupo, deputado Carlos Gomes (PRB-RS), falou sobre as prioridades da frente parlamentar. Ouça a íntegra da entrevista.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche