Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Animais será relançada nesta quarta-feira

18/02/2019 - 11h02

  • Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Animais será relançada nesta quarta-feira

Mais uma frente parlamentar vai ser relançada nesta legislatura. O grupo, formado por cerca de 200 deputados e senadores, vai defender os direitos dos animais.

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de trinta milhões de animais abandonados, sendo dez milhões de gatos e vinte milhões de cães. Dados da OMS mostram ainda que, nas cidades de grande porte, há um cachorro para cada cinco habitantes. Desses, 10% estão abandonados. Em cidades menores, a situação não é muito diferente.

Para falar sobre a atuação da frente parlamentar mista, o Painel Eletrônico convidou o coordenador do colegiado, que vai ser relançado nesta quarta-feira, deputado Fred da Costa (Patri-MG).

Na entrevista, o deputado disse que a frente vai atuar para fazer com que as leis já existentes sejam cumpridas; avançar para garantir a punição efetiva das pessoas que maltratam os animais, com o aumento da pena de 1 ano para 4 anos de reclusão, a fim de evitar a prestação de serviços, no lugar da cadeia; e estimular a adoção de animais, ao invés da comercialização.

O deputado é autor de proposta que determina o fim da comercialização de bichos de estimação em pet shops. Agora, ele quer apresentar nova proposta proibindo também a comercialização de animais em lojas de gêneros alimentícios. O deputado disse que seu trabalho na Câmara será "dar voz a quem não tem voz". Na entrevista, o deputado Fred da Costa estava acompanhado da cadela Vivi.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo