27/11/2018 11h03

27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer

Em entrevista ao Painel Eletrônico, Lucianno dos Santos, diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, falou sobre a importância da dada para o enfrentamento à doença

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada, em 1988, com o objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença. Também hoje completa nove anos a lei que instituiu essa data como o Dia de Combate ao Câncer de Mama.

Consciente do papel que tem como disseminador de informações, o Painel Eletrônico aproveita as datas para falar do assunto. Para isso, convidou o médico Lucianno dos Santos, diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Na entrevista, ele se disse otimista quanto às novas descobertas científicas que estão facilitando o tratamento do câncer e dando aos pacientes maior sobrevida, que chega a 15 anos. Lucianno dos Santos também considera boas as políticas públicas de prevenção, mas critica a falta de campanhas educativas também para os cânceres de pulmão e intestino, que atingem os homens; e de colo de útero. O médico sugere que a faixa etária para receber a vacina contra o vírus HPV deveria ser ampliada para 30 anos, uma reivindicação da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche