Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Outubro Rosa: Femama alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

03/10/2018 - 12h56

  • Outubro Rosa: Femama alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Você sabia que o homem também pode ser acometido pelo câncer de mama? E que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura?

O Painel Eletrônico aproveita mais uma edição do Outubro Rosa para fazer esses e outros alertas. Para isso, convidou o médico Ricardo Caponero, presidente do Conselho Científico da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

Na entrevista, ele falou sobre a importância do Outubro Rosa, a campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, como forma de chamar a atenção para a prevenção. Segundo Ricardo Caponero, a iniciativa é válida, mas de nada adianta descobrir a doença se o tratamento não for feito com rapidez.

O médico fez um apelo ao Congresso Nacional para que aprove a proposta que garante ao paciente o início do tratamento em 60 dias, após o diagnóstico. Além do tratamento mais ágil, Ricardo Caponero também considera importante a incorporação, pelo SUS, de medicamentos para o câncer que ainda não estão disponíveis na rede pública.

O presidente do Conselho Científico da Femama também recomenda que todas as mulheres, a partir de 40 anos, façam mamografia e ignorem as propagandas negativas que circulam na internet de que os exames de mama causam dor e não valem a pena ser feitos.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Edson Junior

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo