Rádio Câmara

Painel Eletrônico

15º Parlamento Jovem Brasileiro começa nesta segunda-feira

01/10/2018 - 11h39

  • 15º Parlamento Jovem Brasileiro começa nesta segunda-feira

Começa hoje a semana do Parlamento Jovem, programa da Câmara que simula uma jornada parlamentar na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações.

A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo de elaboração de leis e educa para a participação e a cidadania.

Para apresentar detalhes dessa edição do programa, o Painel Eletrônico convidou Raquel Braga Rodrigues, integrante da coordenação do Parlamento Jovem Brasileiro.

Participam do programa 78 estudantes de 16 a 22 anos que foram selecionados pela originalidade da proposta apresentada e pela solução criativa para um determinado problema. Os projetos foram encaminhados para as Secretarias Estaduais de Educação e depois selecionados por um grupo de servidores da Câmara.

O resultado dessa participação já fez alguns jovens políticos no Brasil e alguns projetos de iniciativa dos estudantes foram encampados por deputados, como o projeto da estudante Cinthya Pâmella Casado, representante da Escola Professor Lordão, da Paraíba, apresentado durante o programa Parlamento Jovem Brasileiro de 2015. A proposta dela, encampada pelo deputado Efraim Filho (DEM-PB), virou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para ampliar a licença-maternidade para gestante ou mãe adotiva de mais de uma criança.

O Parlamento Jovem termina na sexta-feira, dia 5, com a votação, no Plenário da Câmara, da proposta escolhida pelos jovens deputados.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Edson Junior

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo