Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Entidades sociais cobram de candidatos revogação da emenda do teto dos gastos públicos

11/09/2018 - 11h17

  • Entidades sociais cobram de candidatos revogação da emenda do teto dos gastos públicos (bloco 1)

  • Entidades sociais cobram de candidatos revogação da emenda do teto dos gastos públicos (bloco 2)

Mais de 80 entidades da sociedade civil lançaram documento cobrando posicionamento de candidatos aos Poderes Executivo e Legislativo sobre a revogação da Emenda Constitucional 95, que trata do teto dos gastos públicos.

A mobilização alerta para a piora das condições de vida da população, para o colapso das políticas sociais e para o acirramento das desigualdades no país.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou Juliane Cintra, representante da coordenação executiva da plataforma Dhesca Brasil, que lançou a campanha "Direitos valem mais, não aos cortes sociais"; e o economista Raul Velloso. Ouça a íntegra das entrevistas em dois blocos:

Bloco 1: Segundo Juliane Cintra, a instituição do teto acaba criando um ciclo vicioso, onde a única solução para o déficit do Brasil é o corte de gastos. Ela acredita que a solução passa por contínuos investimentos em políticas sociais, o que faz a economia girar e crescer. Por isso, Juliane Cintra é contra a política de austeridade adotada pelo governo e propõe uma ampla reforma tributária progressiva, como alternativa para corrigir essas distorções.

Bloco 2: Já Raul Velloso, embora favorável à emenda, acredita que ela foi mal elaborada, porque limita os gastos, mas não dá mecanismos para que o governo possa garantir os investimentos necessários. O economista também é favorável a uma reforma tributária ampla e propõe, ainda, uma reorganização na Previdência Social, retirando do orçamento os gastos com os servidores públicos e a criação de um fundo de pensão separado. Segundo Velloso, a criação do Funpresp não é suficiente, porque é de longo prazo.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Edson Junior

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo