Rádio Câmara

Painel Eletrônico

SBPC defende formação de "bancada da ciência" para defender ciência e tecnologia no país

06/09/2018 - 09h51

  • SBPC defende formação de "bancada da ciência" para defender ciência e tecnologia no país

Em entrevista ao Painel Eletrônico, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, falou sobre as principais demandas dos setores de ciência e tecnologia, reunidas na publicação intitulada "Políticas Públicas para o Brasil que Queremos". O documento vai ser entregue a todos os candidatos às eleições de outubro, tanto para os cargos no Executivo como no Legislativo. A publicação é fruto de uma série de seminários temáticos realizados no primeiro semestre deste ano, em Recife, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

Por meio desses encontros, a SBPC abriu um espaço para que 142 entidades e instituições científicas contribuíssem para a formulação de propostas mais consistentes para áreas importantes para o desenvolvimento do país. A comunidade científica e acadêmica focou nos desafios da graduação, da pós-graduação e da educação em ciências, além da educação básica. Para isso, Ildeu de Castro Moreira acha que serão necessários mais recursos e por isso defende a revogação da emenda 95 que limitou os gastos do governo. Ildeu de Castro se disse favorável a possível formação de uma "bancada da ciência", formada por candidatos cientistas para defender a ciência e a tecnologia no país, que ajudam na melhoria da saúde, do meio ambiente e até da economia.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo