Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado lamenta incêndio do Museu Nacional e comenta situação de instituições culturais brasileiras

04/09/2018 - 12h17

  • Deputado lamenta incêndio do Museu Nacional e comenta situação de instituições culturais brasileiras

As chamas que consumiram o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, são provas dolorosas de uma tragédia anunciada. A deplorável situação da instituição cultural, criada por Dom João VI, em 1818, já era visível: infestação de cupins, goteiras, riscos de desabamentos de gesso e concreto, além de infiltrações.

O museu deveria receber um repasse anual de R$ 550 mil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que passa por uma grave crise financeira. Há três anos, a instituição só tem recebido do governo federal 60% deste valor. E com os cortes de recursos para pesquisa e manutenção várias áreas de exposição foram reduzidas.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o deputado Celso Pansera (PT-RJ). Segundo o parlamentar, em junho, nas comemorações dos 200 anos do museu, ele já havia solicitado às comissões de Educação, e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática um debate sobre a situação do Museu Nacional.

Na ocasião, Celso Pansera solicitou um terreno do Exército, ao lado do museu, para construir um local onde o acervo pudesse ser realocado. "Infelizmente, o incêndio chegou antes", disse o deputado.

Pansera afirmou, ainda, que, quando esteve no museu, pôde verificar a deplorável situação da instituição cultural. O deputado espera que essa tragédia, coincidindo com o momento eleitoral, ajude os candidatos à Presidência da República a colocar a cultura entre suas prioridades.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo