Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Seminário da Comissão de Desenvolvimento Econômico discute uso do Blockchain

10/08/2018 - 10h08

  • Seminário da Comissão de Desenvolvimento Econômico discute uso do Blockchain

A Comissão de Desenvolvimento Econômico realizou nesta semana, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, o seminário “Blockchain: seu uso na gestão pública, na governança digital, no desenvolvimento econômico, como nova economia digital, suas aplicações, vantagens e riscos”.

Participaram dos debates os presidentes do Banco Central, Ilan Goldfajn; do BNDES, Diogo Henrique de Oliveira; da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa; além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), entre outros.

Se você ainda não conhece ou quer saber mais sobre a tecnologia blockchain, que é conhecida como protocolo de segurança em transações digitais, acompanhe, agora, nossa conversa com o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), autor do requerimento para realização do seminário.

Na entrevista, o deputado falou sobre a importância de discutir esse avanço da tecnologia, que caminha cada vez mais rápido, e a necessidade ou não de se criar uma legislação para regular o uso do blockchain a fim de dar segurança aos usuários.

Segundo o deputado, o blockchain não se aplica apenas na economia, no caso das moedas criptografadas, como o Bitcoin, mas também na agricultura, no setor aduaneiro e na elucidação de crimes, com a possibilidade do rastreamento de informações que possam ajudar nas investigações. Para Vitor Lippi, a tecnologia blockchain tem mais vantagens do que riscos e pode beneficiar as pessoas no seu dia a dia.

No seminário ficou decidido que será criado um grupo de trabalho, com deputados e especialistas no assunto, para analisar melhor o uso do blockchain no país.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo