Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Cerca de 30% dos trilhos ferroviários do país estão inutilizados e 23% sem condições operacionais, alerta CNI

20/06/2018 - 12h02

  • Cerca de 30% dos trilhos ferroviários do país estão inutilizados e 23% sem condições operacionais, alerta CNI

Cerca de 30% dos trilhos ferroviários do Brasil estão inutilizados e 23% sem condições operacionais. É o que mostra estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com base em dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O retrato atual revela que, dos mais de 28 mil quilômetros da malha ferroviária do país, cerca de 8,6 mil quilômetros estão completamente abandonados. A greve dos caminhoneiros, que paralisou o Brasil no final do mês passado, jogou luz nesse cenário. Afinal, por que ficar refém das rodovias, se o Brasil poderia lançar mão das ferrovias?

Para comentar esse panorama do sistema ferroviário brasileiro, o Painel Eletrônico convidou o deputado Pedro Uczai (PT-SC), coordenador da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias. Na entrevista, o deputado afirmou ser preciso “colocar o Brasil nos trilhos", mas, para isso, segundo ele, é necessário "opção política para mudar o modelo estratégico para induzir o desenvolvimento para o interior do país". Segundo Pedro Uczai, as ferrovias são mais baratas, mais seguras e ambientalmente sustentáveis.

O deputado Pedro Uczai também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Plano Nacional de Educação e, na entrevista ao Painel Eletrônico, falou sobre os quatro anos do PNE, que é tema de seminário na Câmara nesta quarta-feira. Segundo o deputado, a restrição orçamentária determinada pela Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os investimentos na educação, prejudicou o cumprimento das 20 metas do PNE, que determina diretrizes e estratégias para a educação no Brasil entre os anos de 2014 e 2024. Uczai defende maior investimentos na área, desde a creche à universidade.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo