Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Especialista comenta novas regras eleitorais, que já valerão para eleições deste ano

18/06/2018 - 11h17

  • Especialista comenta novas regras eleitorais, que já valerão para eleições deste ano

O brasileiro vai às urnas, este ano, embalado pelas novas regras eleitorais, aprovadas pelo Congresso Nacional no ano passado. Outras normas já estavam em vigor desde o pleito de 2016 e foram mantidas.

Para explicar as mudanças da minirreforma eleitoral, o Painel Eletrônico convidou Alexandre Rollo, especialista em Direito Eleitoral e doutor em Direito das Relações Sociais.

Segundo Alexandre Rollo, a principal novidade para a eleição deste ano é a vaquinha virtual, que começou no dia 15 de maio. Nela, as empresas cadastradas no TSE poderão ser contratadas pelos candidatos para permitir que os eleitores possam fazer suas doações. Para o especialista, os eleitores brasileiros ainda não estão muito animados em fazer doações, que deverão ser pequenas para essas eleições. Outra novidade é o percentual de 30% do fundo de campanha para as mulheres, o que poderá contribuir para um maior número de candidatas. As eleições serão realizadas no dia 7 de outubro e, nos casos de segundo turno, no dia 28 do mesmo mês.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo