13/06/2018 11h22

Representatividade das mulheres na política é tema de seminário na Câmara

Em entrevista ao Painel Eletrônico, a deputada Ana Perugini (PT-SP), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que promove o debate, falou sobre a situação atual e as perspectivas da participação feminina na política

Em ano eleitoral, a representatividade das mulheres na política é tema de seminário na Câmara dos Deputados. Atualmente, o Brasil está na posição 161, no ranking que mede a presença das mulheres na política, em um total de 186 países que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU).

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou a deputada Ana Perugini (PT-SP). A parlamentar é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que está promovendo o seminário.

Na entrevista, a deputada afirmou ser preciso aumentar as políticas afirmativas que garantam igualdade entre homens e mulheres. Segundo ela, só com mais mulheres na política será possível melhorar a qualidade das escolas, da saúde e da transformação que as mulheres precisam. Ana Perugini destacou que, hoje, a Câmara dos Deputados tem apenas 10% de mulheres eleitas, quadro que ela acredita ser possível mudar a partir da recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que garantiu a aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos do fundo especial de financiamento de campanha e do tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV para as candidaturas de mulheres.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche