12/06/2018 11h08

Relator está confiante quanto à aprovação da proposta sobre criação de municípios

Texto pode ser votado em Plenário nesta semana. Em entrevista ao Painel Eletrônico, o relator, deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), apresentou detalhes da proposta

O polêmico projeto que regulamenta a criação de municípios vai ser analisado e pode ser votado, a partir de hoje, pelos deputados no Plenário da Câmara. O Brasil tem hoje 5.570 municípios.

A proposta estabelece critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito de toda a população. E para ser aprovada, precisa do apoio de, no mínimo, 257 deputados.

O deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO) é o relator do projeto e apresentou detalhes do texto em entrevista ao Painel Eletrônico.

O deputado garante que, com a rigidez dos critérios previstos na proposta, não haverá gastos com a criação dos municípios. Segundo Carlos Henrique Gaguim, pelos novos critérios, poderão ser criados de 50 a 60 novos municípios no Brasil. Ainda segundo o parlamentar, somente a bancada do Sul é contra o projeto. Mesmo assim, o deputado está confiante na aprovação do texto.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche