Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Subcomissão vai acompanhar e debater temas relacionados às cidades inteligentes

11/06/2018 - 11h39

  • Subcomissão vai acompanhar e debater temas relacionados às cidades inteligentes

Instalada na Comissão de Desenvolvimento Urbano, a subcomissão que vai acompanhar e debater temas relacionados às cidades inteligentes.

Os centros urbanos concentram mais da metade da população mundial e, por isso, provocam desafios a gestores do mundo todo. E quando se trata de discutir desenvolvimento sustentável o conceito de "smart city" já se consolidou. Melhorar a vida da população é a meta. Nesse modelo, a tecnologia é usada como forma de impulsionar os serviços que serão oferecidos.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o presidente e relator da subcomissão, deputado Givaldo Vieira (PCdoB-ES).

Na entrevista, o deputado explicou que cidades inteligentes são aquelas que buscam a tecnologia como forma de impulsionar os serviços que serão oferecidos, com a participação do cidadão, para que haja melhor qualidade de vida, por exemplo, com transporte público adequado e a redução de perda de água, que no Brasil seja a 30%. Segundo Givaldo Vieira, é preciso oferecer desenvolvimento sustentável, mas, também, é preciso se preocupar com questões primárias, como a falta de saneamento básico.

A subcomissão vai se basear em levantamentos de casos de sucesso no mundo para que possam servir de base para as demandas mais urgentes do Brasil. O colegiado já foi instalado e, agora, vai definir o calendário de atividades.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo