Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Relatora explica importância da proibição de casamentos antes dos 16 anos no Brasil

08/06/2018 - 11h35

  • Relatora explica importância da proibição de casamentos antes dos 16 anos no Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe casamento antes dos dezesseis anos de idade. O Brasil lidera o número de casamentos infantis da América Latina. E é o quarto país, no mundo, com o maior índice. Os dados são do Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, que está no Brasil desde 1950, apoiando as transformações na área da infância e adolescência.

Um estudo do Banco Central mostra a situação preocupante do Brasil. Por aqui, o matrimônio infantil atinge 554 mil meninas, de dez a 17 anos, sendo que 65 mil delas têm entre dez e 14 anos, segundo dados do Banco Mundial.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou a relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, deputada Maria do Rosário (PT-RS). Segundo a parlamentar, com a aprovação dessa lei, o Brasil dará exemplo para o mundo, em especial para países como a Índia, Uganda, Etiópia e Quênia, que ainda permite o casamento de crianças. Além disso, poderá evitar problemas sociais maiores, como gravidez precoce e evasão escolar. Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo