Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Seminário na Câmara discute 30 anos de funcionamento do SUS

06/06/2018 - 10h09

  • Seminário na Câmara discute 30 anos de funcionamento do SUS

"Saúde universal e gratuita a todos os brasileiros." Para cumprir a Constituição, foi criado o SUS, um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Como não havia muitos hospitais públicos no Brasil, o governo fechou acordo com hospitais filantrópicos e santas casas, que seriam remunerados pelo atendimento prestado pela tabela do Sistema Único de Saúde.

Trinta anos depois da criação do SUS, vem a crise econômica que provocou um número absurdo de desempregados no país. E isso reflete diretamente no sistema de saúde. Muita gente deixa de pagar planos de saúde e passa a buscar atendimento público. Portanto, a demanda é cada vez maior.

Hoje, a Comissão de Seguridade Social e Família realiza seminário para discutir as três décadas de funcionamento do SUS. E para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).

Segundo a deputada, o foco do debate está em fortalecer o SUS, garantir acesso mais rápido à população, incorporar novas tecnologias e programas de prevenção à saúde. Na entrevista, a deputada também destacou os avanços do Sistema Único de Saúde nesses 30 anos de existência, como a imunização por meio de vacinas de graça à população, e o fato de ter se tornado o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo