Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Hugo Leal avalia avanços e desafios da Lei Seca, em vigor há 10 anos

05/06/2018 - 10h42

  • Deputado Hugo Leal avalia avanços e desafios da Lei Seca, em vigor há 10 anos

A Lei Seca no Brasil comemora hoje dez anos. De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal, no ano passado, cerca de 70 mil motoristas foram flagrados dirigindo embriagados nas estradas brasileiras. De 2010 até o ano passado, foram 408 mil mortes, somente em acidentes provocados por motoristas bêbados.

O autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), organizou uma semana cheia de debates e seminários, inclusive com demonstração de resultados positivos da última década em que a Lei Seca entrou em vigor.

Em entrevista ao Painel Eletrônico, o parlamentar destacou os avanços e desafios da Lei Seca no país. Segundo Hugo Leal, apesar dos números ainda continuarem altos, a lei foi um avanço na cultura de uma nova geração de motoristas. O deputado acredita que os números poderiam diminuir ainda mais com a intensificação da fiscalização e de investimentos em campanhas de conscientização sobre o perigo de dirigir alcoolizado. Hugo Leal também defende maior fiscalização e multas para motoristas que dirigem falando ao celular – o que ele considera um "aparelho de hipnose", tão perigoso quanto as bebidas alcoólicas – e melhorias no transporte público para reduzir o uso dos carros nas cidades brasileiras.

Na entrevista, o deputado Hugo Leal também falou sobre o livro que vai lançar, nesta terça-feira, sobre a Lei Seca, com propostas que tramitam na Câmara para aperfeiçoar a legislação no trânsito e sobre os avanços e desafios da lei no país nos últimos dez anos. 

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo