Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dia do Meio Ambiente: deputado comenta importância da data e agenda de comemorações da Câmara

05/06/2018 - 10h15

  • Dia do Meio Ambiente: deputado comenta importância da data e agenda de comemorações da Câmara

Hoje, milhões de pessoas ao redor do mundo vão estar com os olhares voltados às questões ambientais. Uma campanha global pela preservação da natureza começou, em 1972, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todos os anos, no dia 5 de junho.

Mais de quatro décadas depois, a data comemorativa se consolidou e é uma das maiores plataformas em defesa do meio ambiente. Nesta terça, centenas de eventos estão programados para acontecer em várias partes do mundo. E o Brasil entra nessa conexão mundial. A sociedade civil organizada, iniciativa privada e vários órgãos públicos, entre eles a Câmara dos Deputados, vão promover atividades para comemorar a data.

Para falar sobre a importância dessa data e também sobre a agenda de comemorações da Casa, o Painel Eletrônico convidou o deputado Nilto Tatto (PT-SP), 2º vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Segundo o deputado, do ponto de vista político, há pouco o que comemorar hoje, já que houve uma série de retrocessos nos últimos anos, como, por exemplo, a liberação dos agrotóxicos e o aumento do desmatamento e da violência no campo. Nilto Tatto destacou que a legislação brasileira de proteção ao meio ambiente é boa, mas falta implementá-la de fato. É o caso, por exemplo, segundo o deputado, da política que acaba com os lixões, mas não prevê recursos para que os municípios possam colocá-la em prática.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo