Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Brasil tem o nono maior índice de homicídios do mundo; deputado Major Olímpio comenta

04/06/2018 - 10h37

  • Brasil tem o nono maior índice de homicídios do mundo; deputado Major Olímpio comenta

O Brasil tem cinco vezes mais homicídios que a média mundial. O levantamento faz parte de relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que inclui dados globais e estimativas relacionadas à mortalidade, fatores de riscos e sistema de saúde.

A nova edição destaca, ainda, que o Brasil tem o nono maior índice de homicídios do mundo. A liderança é de Honduras, seguido da Venezuela e El Salvador.

Para comentar esses e outros números sobre o tema, o Painel Eletrônico convidou o deputado Major Olímpio (PSL-SP).

Em 2016, 13% dos homicídios do mundo aconteceram no Brasil. Segundo o deputado, matar no Brasil acaba não dando em nada, já que apenas 8% dos casos de homicídio são solucionados, sendo que, nesse percentual, estão relacionados apenas os casos em flagrantes. O principal problema, segundo o deputado, são a impunidade e “leis hipócritas, que só beneficiam os presos”. Na opinião do parlamentar, a solução passa por uma mudança no Parlamento, que poderá ser feita nas próximas eleições. "Se trocar 400 dos 513 atuais deputados, não vai fazer falta nenhuma", disse o deputado. Ainda segundo Major Olímpio, o medo, a desconfiança, a angústia e a revolta são marcas do impacto da violência urbana, que tem tirado a paz de quem convive com a falta de segurança.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo