23/05/2018 10h54

Deputado comenta acordo anunciado pelo governo para zerar Cide sobre o diesel

Joaquim Passarinho (PSD-PA) é um dos autores do requerimento da audiência pública para debater a alta nos preços dos combustíveis no Brasil e falou sobre o assunto em entrevista ao Painel Eletrônico

A Comissão de Minas e Energia realiza, nesta quarta-feira, audiência pública para debater a alta nos preços dos combustíveis no Brasil. Foram convidados, entre outros, representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP); do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor; e da Petrobras.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou um dos autores do requerimento para realização do debate, deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA).

Segundo o parlamentar, a proposta anunciada pelo governo de acabar com a Cide – tributo que incide sobre o diesel – em troca da aprovação, pelo Congresso, do projeto de reoneração da folha de pagamentos é uma boa ação e pode dar certo de imediato, porém, não resolve o problema da alta dos combustíveis a longo prazo. Joaquim Passarinho propõe que a Petrobras adote uma política nacional de preços para os combustíveis "pensando no todo, e não apenas na recuperação financeira da empresa". O deputado espera que a audiência pública possa dar início a um estudo que contribua nesse sentido.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche