Rádio Câmara

Painel Eletrônico

21ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece nesta semana

21/05/2018 - 09h18

  • 21ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece nesta semana

Brasília vai receber, nesta segunda-feira, prefeitos, secretários municipais e parlamentares de todo o país, em mais uma mobilização da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O tema desta 21ª edição, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), é “Compromisso com o Brasil”.

Hoje, o país tem 5.570 cidades, sendo que mais de 80% delas estão com a situação financeira no vermelho. Só com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o volume da dívida é de quase R$ 80 bilhões.

Para comentar esse e outros temas, o Painel Eletrônico convidou Eures Ribeiro, prefeito da cidade baiana Bom Jesus da Lapa, vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios e presidente da União dos Prefeitos da Bahia.

Na entrevista, ele destacou que entre as prioridades dos prefeitos está o parcelamento de dívidas previdenciárias – aprovado pelo Congresso e que ficou conhecido como "encontro de contas”, mas que precisa ser definido pelo governo. Essa medida vai permitir aos municípios saberem, de fato, qual o tamanho das dívidas previdenciárias com a União, resultado de um confronto entre débitos e créditos entre os entes da federação.

Outra reivindicação dos prefeitos, segundo Eures Ribeiro, é o direito de propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade, como determina proposta de emenda à Constituição em análise na Câmara. O prefeito de Bom Jesus da Lapa disse, ainda, que a Confederação Nacional dos Munícipios pretende ouvir os presidenciáveis e conseguir que eles assinem compromisso com a causa municipalista.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo