16/05/2018 11h08

Deputado Mandetta apresenta detalhes do projeto que proíbe ensino a distância em cursos de saúde

O deputado é presidente da comissão especial que analisa a proposta. Ouça a íntegra da entrevista

Segundo o parlamentar, há uma preocupação quanto à formação desses futuros profissionais, uma vez que os procedimentos da área médica devem ser aprendidos na prática

Está em discussão na Comissão de Seguridade projeto que proíbe ensino a distância em cursos de saúde, impedindo o governo de incentivar, desenvolver e veicular programas de ensino não presencial para a formação nessa área.

Para audiência pública sobre o tema, foram convidados os presidente do Conselho Nacional de Educação; do Conselho Nacional de Saúde; do Conselho Federal de Farmácia; e do Conselho Federal de Enfermagem, além de representantes do Ministério da Educação e da Associação Brasileira de Educação a Distância.

Para apresentar detalhes do projeto, o Painel Eletrônico convidou o deputado Mandetta (DEM-MS), que também é médico.

Na entrevista, o deputado disse que os cursos a distância na área de saúde precisam de uma regulamentação, sem a banalização total, como acontece hoje. O deputado lembrou que são 5 milhões de matrículas no Brasil, o que dificulta a fiscalização por parte do Ministério da Educação. Segundo Mandetta, há uma preocupação quanto à formação desses futuros profissionais, uma vez que os procedimentos da área médica devem ser aprendidos na prática, graças à própria natureza da profissão.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche