14/05/2018 10h54

Estado de Israel completa 70 anos sob comemorações e protestos

Em entrevista ao Painel Eletrônico, o deputado Jony Marcos (PRB-SE), coordenador do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, explicou o cenário político, histórico, social e cultural da região

Nesta segunda-feira, entre comemorações e protestos, Israel completa 70 anos. Uma das celebrações, que começaram no mês passado, vai ocorrer no bulevar Rothschild, em Tel Aviv, capital de Israel, onde David Ben Gurion anunciou a independência israelense, em 14 de maio de 1948.

Mas o aniversário do estado judeu também é, historicamente, marcado por tensões e protestos de palestinos que reivindicam o direito de retorno de refugiados às suas terras.

Para explicar melhor todo esse cenário, o Painel Eletrônico convidou o coordenador do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, deputado Jony Marcos, do PRB de Sergipe.

Na entrevista, o parlamentar disse que, apesar dos conflitos desde a criação do Estado de Israel, ainda há o que comemorar, já que, ao longo dos anos, Israel conseguiu se estabelecer como uma democracia estável e uma economia desenvolvida, com PIB (Produto Interno Bruto) de cerca de U$ 318 bilhões.

O deputado credita essa estabilidade econômico financeira e democrática ao estado espiritual desenvolvido de seu povo. Historicamente, é permanente as tensões e protestos de palestinos que reivindicam o direito de retorno de refugiados às suas terras.

Jony Marcos também comentou os protestos desta segunda-feira na faixa de Gaza, entre Israel e Palestina, que deixaram 16 mortos. Segundo o deputado, esse conflito acontece, principalmente, pela ausência de um líder que tenha credibilidade capaz de abrir um canal de diálogo para negociar a paz. O parlamentar, porém, não é a favor de uma intervenção externa, por entender que o conflito deve ser resolvido entre os dois países.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche