Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão sobre endividamento agrícola deve apresentar relatório final até o dia 23 de maio

14/05/2018 - 10h30

  • Comissão sobre endividamento agrícola deve apresentar relatório final até o dia 23 de maio

A Comissão Externa sobre o Endividamento Agrícola deve apresentar o relatório final dos trabalhos do colegiado até o dia 23 de maio.

O grupo foi criado com a missão de fazer levantamento do tamanho exato da dívida dos agricultores e elaborar propostas legislativas para o enfrentamento da crise vivida pelo setor produtivo nacional.

Dados do Banco Central mostram que o passivo agrícola não para de crescer. Até 31 de dezembro de 2017, a dívida total dos agricultores no sistema financeiro superou os R$ 303 bilhões.

Para fazer um balanço das atividades do colegiado e um panorama do endividamento agrícola brasileiro, o Painel Eletrônico convidou o coordenador da comissão externa, deputado Jerônimo Goergen, do PP do Rio Grande do Sul.

Na entrevista, o deputado anunciou que, na próxima quarta-feira, será realizada mais uma reunião do colegiado para discutir as propostas legislativas que vão ser sugeridas pela comissão externa para conter o endividamento do setor.

Segundo o deputado, são 8% de inadimplência. Entre o principal fator dessa inadimplência é a política macroeconômica que não prevê o custo de produção, da energia e do combustível. Para Jerônimo Goergen, é preciso estimular o crédito rural e o seguro agrícola.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo