12/10/2017 20h45

Mulheres na Ciência

Mais de 70% das matrículas nos cursos de graduação na área de humanas são feitas por mulheres; nas Ciências Exatas, elas alcançam apenas 30% das vagas. Nós ouvimos cientistas brasileiras para entender o que elas pensam sobre isso

O Censo da Educação Superior de 2016 comprova: mais de 70% das matrículas nos cursos de graduação nas áreas de educação e saúde são feitas por mulheres; e nas Ciências Exatas, como as Engenharias, Física, e Computação, elas alcançam apenas 30% das vagas.

Esse dado revela que o cuidado é uma vocação natural da mulher, ou estamos vendo uma desigualdade de gênero? Nós ouvimos cientistas brasileiras para entender o que elas pensam sobre isso.

As entrevistadas desta edição são a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG); a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; a diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcia Cristina Barbosa; e a decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília (UnB), Maria Emília Walter.

Envie sua opinião pelo Disque Câmara 0800 619 619, e-mail radio@camara.leg.br ou pelo Facebook da Rádio Câmara.

Edição - Cynthia Sims
Produção - Lucélia Cristina
Trabalhos Técnicos - Rodrigo Santos