13/07/2018 14h00

Subcomissão vai propor medidas sobre aviação comercial no País - Bloco 1

Levantamentos feitos pela FGV e IBGE revelam que preços das tarifas aéreas apresentaram crescimento, após a Anac permitir venda de passagens sem direito a despacho de bagagem

A Comissão de Defesa do Consumidor instalou uma subcomissão permanente destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre os direitos e deveres das empresas aéreas. Após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitir que companhias aéreas pudessem vender passagens sem direito a despacho de bagagem, os preços das tarifas aéreas apresentaram crescimento. A conclusão é de dois levantamentos, um feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que registrou aumento de 35,9%, e outro feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresentou elevação de 16,9%. Ambos consideram o período entre junho e setembro do ano passado.

Para saber mais sobre o assunto, o programa Feijoada Completa desta semana conversa com o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, e Maria Inês Dolci, vice-presidente do Conselho Diretor da Proteste.

Vamos falar também, no programa desta semana, sobre a Política Nacional de Agrotóxicos. Duas propostas sobre o assunto estão em discussão na Câmara. Uma delas flexibiliza a atual legislação sobre o tema e a outra cria a política nacional de redução de agrotóxicos.

E, como sempre, a feijoada tem o tempero especial dos colunistas. Nesta semana, você ouve a última edição do quadro Coisa Russa, trazendo um balanço do que foi a Copa 2018.

No destaque musical, vamos ouvir os grandes clássicos da história da Bossa Nova. O movimento que revolucionou a música brasileira está completando 60 anos.

Participe, envie críticas, sugestões, enfim, dê a sua opinião pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br ou pelo Whatsapp da Rádio Câmara (61) 99978-9080.

Apresentação - Edson Júnior