11/05/2018 14h00

Comissão de Defesa do Consumidor debate reajustes nos planos de saúde - Bloco 1

Operadoras dos planos de saúde querem reajustar valores cobrados dos clientes entre 10% e 13%. Aumentos com índices acima da inflação têm acontecido de forma recorrente.

A inflação medida pelo IPCA alcançou 2,68% nos últimos doze meses. No entanto, as operadoras dos planos de saúde querem reajustar os valores cobrados dos clientes entre 10% e 13%. Se confirmado, o reajuste vai afetar mais de oito milhões de pessoas que utilizam o serviço de saúde suplementar no País.

Esse tema foi discutido em audiência pública na Câmara, com a presença do Ministro da Saúde, Gilberto Magalhães Occhi, e do diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca. A concessão dos aumentos com índices acima da inflação tem acontecido de forma recorrente. No ano de 2013, o reajuste foi de 9,04%, para uma inflação de 5,91%. Em 2014, 9,65% para uma inflação de 6,41%; em 2015, 13,35% para uma inflação de 10,67%; em 2016, 13,57% para uma inflação de 6,29%.

Para saber mais sobre o reajuste nos planos de saúde, o programa Feijoada Completa desta semana entrevista a presidente do Conselho Diretor do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Marilena Lazzarinni.

Esta edição aborda também o reconhecimento da atividade das doulas como profissão. A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), integrante da Comissão de Saúde da Câmara, manifesta apoio à proposta e afirma que o trabalho das doulas não será confundido com a atividade dos demais profissionais de saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O programa conta ainda com o tempero especial dos colunistas. Nesta semana, comentários sobre finanças pessoais e literatura. No destaque musical, o álbum “Refavela”, de Gilberto Gil, que completou 40 anos de lançamento no ano passado e é o carro-chefe da atual turnê do cantor pelo País.

Participe, envie críticas, sugestões, enfim, dê a sua opinião pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br ou pelo Whatsapp da Rádio Câmara (61) 99978-9080.

Apresentação - Edson Júnior e Paula Bittar