Rádio Câmara

Com a Palavra

Parecer sobre projeto que institui o voto distrital misto está pronto para votação

30/04/2018 - 11h32

  • Parecer sobre projeto que institui o voto distrital misto está pronto para votação (bloco 1)

  • Parecer sobre projeto que institui o voto distrital misto está pronto para votação (bloco 2)

O sistema distrital misto combina o voto proporcional com o distrital. Segundo o projeto, o eleitor faria duas escolhas na urna: o candidato de seu respectivo distrito e o partido da preferência dele, nas eleições para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais.

Polêmica, a proposta virou impasse na Comissão de Constituição e Justiça com a obstrução de partidos de oposição.

O deputado Betinho Gomes criticou a obstrução da oposição, "feita de maneira autoritária". Para o deputado, é incompreensível a oposição não querer sequer discutir um assunto tão importante, que vai garantir estabilidade política para o país e vai baratear o custo da campanha (Bloco 1).

Já o deputado Wadih Damous é contrário à aprovação do projeto na CCJ, porque altera o sistema de eleição, criando um "monstrengo". Segundo ele, essa solução não vai resolver os problemas políticos do país, que precisa uma ampla reforma política. Para Wadih Damous, essa modalidade eleitoral só poderia ser feita por emenda à Constituição, o que não é permitida durante a intervenção federal no Rio, e a proposta já foi rejeitada o ano passado (Bloco 2).

Entrevista - Ana Raquel Macedo
Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.