Rádio Câmara

Com a Palavra

Câmara realiza sessão solene em Homenagem ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

24/04/2018 - 12h03

  • Câmara realiza sessão solene em Homenagem ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O deputado Roberto Lucena, do Podemos de São Paulo, solicitou sessão solene para homenagear o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A homenagem é para chamar a atenção das autoridades sobre o número de mortes devido a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que, anualmente, morrem no mundo cerca de 2 milhões de pessoas vítimas de acidentes de trabalho. Neste panorama, a cada 15 segundos um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. O Brasil é 4º colocado no ranking mundial de acidentes.

Na entrevista, o deputado lembrou que é preciso tratar o assunto com a importância que merece; e que é preciso mudar a mentalidade das empresas e criar políticas preventivas. Segundo Roberto Lucena, a maior parte das empresas ainda não reconhece as lesões, fraturas e transtornos mentais como doenças provocadas em decorrência do tipo de trabalho executado. O parlamentar destacou, ainda, a importância da campanha Abril Verde, mês em que os prédios públicos são iluminados de verde em uma mobilização para alertar sobre os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.