Rádio Câmara

Com a Palavra

Relator comenta mudanças no projeto que facilita inclusão de pessoas no cadastro positivo

11/04/2018 - 13h24

  • Relator comenta mudanças no projeto que facilita inclusão de pessoas no cadastro positivo

O Com a Palavra entrevistou o deputado Walter Ihoshi, do PSD paulista. Ele é relator do projeto de lei complementar que facilita a inclusão de pessoas no chamado cadastro positivo, que deve ser votado nesta quarta-feira em Plenário.

O cadastro positivo entrou na pauta do governo federal como uma das medidas apresentadas para incentivar a economia, gerar empregos e reduzir os juros dos bancos. Ele vai funcionar como um banco de dados com o histórico do bom pagador e vai garantir aos consumidores (pessoas físicas e empresas) taxas de juros mais baixas na hora de negociar um empréstimo ou comprar um produto parcelado, além do crédito facilitado, mesmo para quem não tem como comprovar renda ou não tenha conta bancária.

O novo texto pretende inverter a lógica atual. Todos seriam incluídos. Quem quiser teria que pedir para sair, de maneira fácil, sem burocracia, por telefone, internet ou carta. O consumidor também poderá acessar os seus dados a qualquer momento, sem precisar justificar o pedido. A proposta foi alterada pelo deputado Walter Ihoshi para garantir o sigilo dos dados dos consumidores.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.