Rádio Câmara

Com a Palavra

LabHacker completa 4 anos

08/12/2017 - 10h57

O Com a Palavra entrevistou o servidor Cristiano Ferri, diretor do Laboratório Hacker, da Câmara dos Deputados. O espaço, voltado à promoção de projetos inovadores em cidadania relacionados ao Poder Legislativo, completou quatro anos, período em que ele se tornou referência para outros legislativos do Brasil.

Cristiano Ferri destacou a pauta participativa, lançada em setembro passado, que abre consultas à população para saber quais projetos os cidadãos gostariam que fossem votados pelo Plenário da Câmara. Na primeira edição, os temas escolhidos foram sobre política, saúde e segurança.

O projeto mais votado pelo cidadão como prioritário para votação é o que permite assinatura digital no portal da Câmara para apresentar projetos de iniciativa popular, evitando que ele seja rejeitado por assinaturas inelegíveis. Para ser acolhido pelo Congresso, um projeto de iniciativa popular precisa ser subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.

Segundo Cristiano Ferri, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se comprometeu a pautar os projetos selecionados pelo cidadão, por meio da pauta participativa, a partir do ano que vem.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.